skip to Main Content
Relc3b3gio Expediente

Horário flexível é uma boa opção para empresas e funcionários, diz especialista

Na busca de uma rotina menos corrida e uma melhor qualidade de vida, funcionários buscam por flexibilização de horários, objetivando uma melhor satisfação

 

A adoção do horário flexível por muitas empresas tem sido a salvação para muitos colaboradores que, na correria do dia a dia, não podem “se dar ao luxo” de ir ao trabalho no mesmo horário de sempre e cumprir de modo direto a mesma carga horária.

Afinal de contas, a maioria dos brasileiros passa, em média, oito horas em seu local de trabalho. Isso sem contar em um dos vilões do nosso cotidiano, o indesejável trânsito das grandes cidades.

Na busca de uma rotina menos corrida e uma melhor qualidade de vida, muitos funcionários têm feito com que algumas empresas desenvolvam políticas de flexibilização de horários, objetivando aumentar a satisfação, a produtividade e a motivação dos seus colaboradores.

De acordo com uma série de estudos realizados pela Unify, 43% dos entrevistados preferem flexibilidade de horário a aumento de salário, apontando a necessidade maior de ficar com a família (43%), ter mais tempo para aproveitar a vida (38%) e reduzir o deslocamento (32%) como os principais motivos na busca pela flexibilização. A pesquisa mostrou ainda que um terço trocaria de emprego se recebesse uma proposta com horários mais flexíveis.

Sérgio Campos, consultor organizacional e diretor presidente da RHUMO Consultoria, relatou que um dos principais benefícios da flexibilização é a possibilidade do funcionário optar por um horário entre os diversos propostos. “Por exemplo, o colaborador pode escolher chegar 7h, 7h30, 8h, 8h30 ou 9h. A saída dependerá dessa opção, sempre cumprindo as horas acordadas. Há ainda as empresas que dão liberdade para o profissional chegar e sair a hora que preferir, ficando a cargo da organização determinar os horários obrigatórios de presença. Nesse caso, a instituição precisa analisar se a função pode ser adequada sem prejudicar a rotina”, analisa Campos.

Ainda segundo o consultor, o horário flexível gera vantagens tanto para o profissional, quanto para a organização. “Para o funcionário, um dos principais benefícios é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e uma forma de reduzir o cansaço e o estresse. Já para as empresas, é possível perceber a influência nos resultados, visto que reflete diretamente na qualidade do serviço e no aumento da produtividade, assim como na redução de atrasos, de faltas e de horas extras”, finaliza Campos.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn